Plataforma de Litigância Climática no Brasil

A Plataforma de Litigância Climática no Brasil é uma base de dados desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA) que reúne informações sobre litígios climáticos nos tribunais brasileiros. Para uma melhor compreensão sobre a classificação dos casos, acesse nossa metodologia e nossas publicações.
Entrar
PT



Nome do Caso: ADI 7775 (Lei Contrária a Moratória da Soja em Rondônia)

Tipo de Ação

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

Órgão de origem

Supremo Tribunal Federal (STF)

Data de Distribuição

12/2024

Número de processo de origem

7775

Estado de origem

Distrito Federal (DF)

Link para website de consulta do tribunal de origem

https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=7134371

Resumo

Trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) com pedido de medida cautelar, ajuizada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), pela Rede Sustentabilidade, pelo Partido Verde e pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com o objetivo de declarar a inconstitucionalidade dos arts. 1º, 2º, 3º, 4º e 5º da Lei 5.837/2024 do Estado de Rondônia. A lei estadual entrou em vigor no dia 26 de julho de 2024 e visa inviabilizar, no âmbito do estado de Rondônia, a aplicação do acordo setorial conhecido como "Moratória da Soja". O acordo, cuja adesão é voluntária por parte das empresas da cadeia da soja, foi estabelecido em 2006 e tem se demonstrado um exemplar importante da conciliação entre os interesses do desenvolvimento agrícola de larga escala e a sustentabilidade ambiental e climática, já que estabelece medidas para evitar a aquisição de soja de áreas desmatadas da Amazônia após 22 de julho de 2008. Os autores alegam que, para inviabilizá-lo, a referida lei estadual, em forma de punição fiscal, proíbe a concessão de incentivos fiscais e a concessão de terrenos públicos a empresas do setor agroindustrial que tenham políticas internas de compra relacionadas aos termos da Moratória da Soja. Os requerentes alegam a inconstitucionalidade material da norma em razão da violação aos princípios da livre iniciativa, da livre concorrência e da isonomia, tendo em vista que a lei distorce a própria lógica do mercado ao punir pessoas jurídicas que adotam políticas de compras sustentáveis e não promovem a destruição da Floresta Amazônica. Em contraposição, apresenta-se que o acordo multissetorial se provou promotor e não limitador da produção de soja no país. Destaca-se que a lei estadual viola direitos adquiridos, atos jurídicos perfeitos, a defesa do meio ambiente como princípio basilar do sistema tributário nacional, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, o dever de proteção ao meio ambiente e o princípio da vedação ao retrocesso na proteção ambiental. Ressalta-se que a lei configura retrocesso ao combate às mudanças climáticas, vez que seu enfrentamento se relaciona diretamente com o combate ao desmatamento, tendo em vista também os compromissos assumidos na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, no Protocolo de Quioto e no Acordo de Paris. Requer-se, em sede de liminar, a concessão da medida cautelar para suspender os efeitos dos artigos supramencionados da Lei 5.837/2024 do Estado de Rondônia. Em sede definitiva, requer-se o julgamento de procedência da ADI com a declaração de inconstitucionalidade dos artigos impugnados da Lei Estadual 5.837/2024.

 

Ver Mais

Polo ativo

  • Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
  • Partido Sustentabilidade
  • Partido Verde
  • Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Tipo de polo ativo

  • Partidos políticos

Polo passivo

  • Governador do Estado de Rondônia
  • Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Tipo de polo passivo

  • Agente do Estado
  • Poder Legislativo

Principais recursos

Não se aplica

Principais normas mobilizadas

Biomas brasileiros

Amazônia

Setores de emissão de Gases de Efeito Estufa(GEE)

  • Agropecuária
  • Mudança de Uso da Terra e Florestas

Status

Em Andamento

Abordagem da justiça ambiental e/ou climática

Inexistente

Alinhamento da demanda à proteção climática

Favorável

Abordagem do clima

Questão principal ou uma das questões principais


Timeline do Caso

12/2024

Petição Inicial


Documentos do Caso


Tipo de Documento

Petição Inicial

Origem

Partido Comunista do Brasil (PCdoB); Rede Sustentabilidade; Partido Verde; Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Data

12/2024

Breve descrição

Requer-se, em sede de liminar, a suspensão dos efeitos dos artigos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º da Lei 5.837/2024 do Estado de Rondônia, que proíbem a concessão de incentivos fiscais e a concessão de terrenos públicos a empresas do setor agroindustrial que tenham políticas internas de compra relacionadas aos termos da Moratória da Soja e, em sede definitiva, a declaração de inconstitucionalidade dos artigos mencionados.

Arquivo disponível