Plataforma de Litigância Climática no Brasil

A Plataforma de Litigância Climática no Brasil é uma base de dados desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA) que reúne informações sobre litígios climáticos nos tribunais brasileiros. Para uma melhor compreensão sobre a classificação dos casos, acesse nossa metodologia e nossas publicações. Boa pesquisa!



Nome do Caso: MPMT vs. Joel Rubin (Desmatamento em Nova Maringá/MT)

Tipo de Ação

Ação Civil Pública (ACP)

Órgão de origem

Tribunal ou Juiz de Estado ou do Distrito Federal

Data de Distribuição

01/2021

Número de processo de origem

1000031-86.2021.8.11.0033

Estado de origem

Mato Grosso (MT)

Link para website de consulta do tribunal de origem

https://pje.tjmt.jus.br/pje/ConsultaPublica/listView.seam

Resumo

Trata-se de Ação Civil Pública (ACP), com pedido de tutela de urgência, ajuizada pelo Ministério Público do estado de Mato Grosso (MPMT) em face de Joel Rubin, buscando a reparação pelos danos materiais e morais decorrentes do desmatamento de 296,2541 hectares em área de Reserva Legal (RL) na Fazenda Silva I, no município de Nova Maringá, em Mato Grosso. O desmatamento aconteceu sem autorização do órgão ambiental entre os anos de 2015 e 2018. Menciona-se que o dano ocasionado pela emissão de gases do efeito estufa em decorrência do desmatamento ofende o disposto na Política Nacional de Mudança do Clima (Lei Federal 12.187/2009) e na Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei Estadual 582/2017) e contribui para as mudanças climáticas globais. Argumenta que o ordenamento jurídico brasileiro consagra o princípio da preservação da integridade climática e alerta para a intensificação dos efeitos do aquecimento global. Alega-se que a responsabilidade civil ambiental é objetiva e a obrigação de reparação de natureza propter rem justificam a propositura da demanda. Em sede liminar, requer-se, entre outras medidas, a proibição do uso econômico da área durante a tramitação da lide, a recuperação da área degrada ou alterada, a suspensão de financiamentos e incentivos fiscais e de acesso a linhas de crédito e a inscrição da ACP na matrícula do imóvel. De forma definitiva, requer o pagamento de indenização pelos danos ambientais materiais, estimados em R$ 12.169.649,70, e pelos danos morais, a serem arbitrados.

Em decisão liminar, o juízo concedeu parcialmente a tutela provisória de urgência, limitando-a à inscrição do ajuizamento da demanda na matrícula do imóvel.

Em contestação, o réu alegou que o imóvel cuja área foi desmatada foi vendido em 2017 por ele para Milton Paulo Cella e que, portanto, ele não seria autor do desmatamento e tampouco parte legítima para figurar no polo passivo da ação. No mérito, requereu-se a improcedência total dos pedidos autorais. Sustentou-se pela preferência à recuperação da área ao pagamento de indenização, pela impossibilidade de cumulação da indenização pelo dano material e moral e pela inexistência do dano moral.

Em réplica, o MPMT requereu o aditamento da petição inicial para inclusão de Milton Paulo Cella e Diogo Ricardo Bavaresco no polo passivo da ação, pois adquiriram a área desmatada, o que foi aceito pelo réu.

Em razão de conexão desta demanda com outras que correm contra o réu em Vara Federal da Justiça Federal da Primeira Região, a ação foi remetida ao juízo Federal sob o número 1002350-88.2024.4.01.3604.

Ver Mais

Polo ativo

  • Ministério Público do estado de Mato Grosso (MPMT)

Tipo de polo ativo

  • Ministério Público Estadual

Polo passivo

  • Joel Rubin

Tipo de polo passivo

  • Indivíduos

Principais recursos

Não se aplica

Principais normas mobilizadas

Biomas brasileiros

Amazônia

Setores de emissão de Gases de Efeito Estufa(GEE)

Mudança de Uso da Terra e Florestas

Status

Em Andamento

Abordagem da justiça ambiental e/ou climática

Inexistente

Alinhamento da demanda à proteção climática

Favorável

Abordagem do clima

Argumento contextual


Timeline do Caso

01/2021

Decisão Monocrática

01/2021

Petição Inicial

09/2021

Contestação


Documentos do Caso


Tipo de Documento

Contestação

Origem

Joel Rubin

Data

09/2021

Breve descrição

Requer-se a extinção do processo sem resolução do mérito com acolhimento da preliminar suscitada ou, subsidiariamente, a improcedência da ação.

Arquivo disponível



Tipo de Documento

Petição Inicial

Origem

Ministério Público do estado de Mato Grosso (MPMT)

Data

01/2021

Breve descrição

Requer-se a indenização pelo dano material e pelo dano moral decorrentes do desmatamento.

Arquivo disponível



Tipo de Documento

Decisão Monocrática

Origem

2ª Vara Cível e Criminal da Comarca de São José do Rio Claro/MT

Data

01/2021

Breve descrição

Concede parcialmente a tutela de urgência.

Arquivo disponível