Tipo de Ação
Ação Civil Pública (ACP)
Órgão de origem
Tribunal ou Juiz de Estado ou do Distrito Federal
Data de Distribuição
07/2024
Número de processo de origem
1014317-12.2024.4 .01.3902
Estado de origem
Pará (PA)
Link para website de consulta do tribunal de origem
https://pje1g.trf1.jus.br/consultapublica/ConsultaPublica/listView.seamResumo
Trata-se de Ação Civil Pública (ACP), com pedido de tutela de urgência, ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em face do estado do Pará e do município de Santarém, visando a inclusão obrigatória de estudos de impacto ambiental, climático, indígena e quilombola no processo de licenciamento de obras portuárias e hidrovias na região do município de Santarém/PA. Narra-se que o município tem sido progressivamente incorporado ao Corredor Logístico Tapajós-Xingu, que inclui corredores de exportação de commodities nas bacias dos rios Madeira e Tocantins e envolve a implantação de vários projetos de infraestrutura com riscos sociais e ambientais. A ausência de estudos de impacto tem causado graves danos ambientais e sociais, como o desmatamento, poluição hídrica, perda de biodiversidade, destruição de ecossistemas e ameaça ao modo de vida de comunidades tradicionais, incluindo indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, ribeirinhos e extrativistas. Destaca-se que a operação de múltiplos portos em uma mesma região pode gerar efeitos cumulativos e sinérgicos, aumentando a pressão sobre o clima, sendo fundamental considerar, no licenciamento ambiental de empreendimentos e em suas bases de dados, a avaliação da dimensão climática dos possívei impactos. Em sede liminar, requer que seja determinado ao Estado do Pará e ao Município de Santarém a adequação dos seus procedimentos de licenciamento ambiental de obras portuárias e hidrovias em Santarém com realização obrigatória de estudo de prévio impacto ambiental (EIA/RIMA), estudo dos componentes quilombolas (ECG) e indígenas (ECI), estudo de impacto climático e a consulta livre, prévia e informada dos povos e comunidades tradicionais potencialmente impactados. Em sede definitiva, requer o julgamento de procedência da ação coma confirmação da tutela de urgência.
Em decisão liminar, o pedido de tutela de urgência foi indeferido.
O estado do Pará argumentou, em contestação, que o licenciamento ambiental de portos e hidrovias em Santarém/PA seguiu todos os trâmites legais, sem omissões que justifiquem a intervenção judicial e sem a imposição retroativa de novas exigências ambientais a empreendimentos que já obtiveram Licença Prévia (LP), em respeito ao princípio do ato jurídico perfeito e da segurança jurídica. No que se refere aos impactos climáticos, ressaltou que a Lei Estadual 9.048/2020, alterada pela Lei 9.781/2022, menciona a necessidade de considerar mudanças climáticas no licenciamento ambiental, mas não há regulamentação específica que obrigue a inclusão de um estudo autônomo de impacto climático. No âmbito federal, o IBAMA também não possui normativas que exijam essa análise de forma vinculante. Dessa forma, os impactos climáticos estariam dentro das limitações normativas existentes. Requereu a improcedência da ação.
Em sua contestação, o município de Santarém argumentou que a exigência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e Consulta Prévia, Livre e Informada (CLPI) para todas as obras portuárias e hidrovias, independentemente do porte e impacto ambiental é desproporcional, inviabilizando economicamente empreendimentos essenciais para a população ribeirinha e o abastecimento local. No que diz respeito ao impacto climático, sustentou que não há regulamentação específica na legislação estadual e federal que obrigue a inclusão desse componente nos licenciamentos ambientais municipais. Dessa forma, requereu a improcedência da ação.
Polo ativo
Tipo de polo ativo
Polo passivo
Tipo de polo passivo
Principais recursos
Não se aplicaPrincipais normas mobilizadas
Biomas brasileiros
AmazôniaSetores de emissão de Gases de Efeito Estufa(GEE)
Mudança de Uso da Terra e FlorestasStatus
Em Andamento
Abordagem da justiça ambiental e/ou climática
Menção expressa
Alinhamento da demanda à proteção climática
Favorável
Abordagem do clima
Questão principal ou uma das questões principais
Tipo de Documento
Contestação
Origem
Município de Santarém
Data
02/2025
Breve descrição
Requer-se a total improcedência da ação.
Tipo de Documento
Contestação
Origem
Estado do Pará
Data
02/2025
Breve descrição
Requer-se a total improcedência da ação.
Tipo de Documento
Petição Inicial
Origem
Ministério Público Federal (MPF)
Data
07/2024
Breve descrição
Requer-se a realização obrigatória de estudos de impacto ambiental, climático, indígena e quilombola no processo de licenciamento de obras portuárias e hidrovias na região do município de Santarém/PA bem como a realização de consulta livre, prévia e informada dos povos e comunidades tradicionais potencialmente impactados.