Tipo de Ação
Interpelação Judicial
Órgão de origem
Tribunal ou Juiz de Estado ou do Distrito Federal
Data de Distribuição
01/2025
Número de processo de origem
1007633-65.2025.8.26.0100
Estado de origem
São Paulo (SP)
Link para website de consulta do tribunal de origem
https://esaj.tjsp.jus.br/esaj/portal.do?servico=190090Resumo
Trata-se de Interpelação Judicial proposta pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) em face da empresa Gol Linhas Aéreas S.A. Esta ação faz parte de um conjunto de 2 Interpelações propostas pelo IDEC nas quais se alega a prática de greenwashing (ou maquiagem verde) e problemas no uso de créditos de carbono do mercado voluntário. Neste caso contra a Gol, questiona-se ações de compensação voluntária de emissões de carbono promovidas pela companhia aérea por meio do programa "Meu Voo Compensa". O IDEC questiona a transparência, eficácia e veracidade das alegações da empresa em relação à neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE), bem como a integridade dos créditos de carbono adquiridos e divulgados como sustentáveis. Segundo a petição inicial, a prática de greenwashing por parte da Gol consistiria no uso de estratégias de marketing e comunicação para induzir o consumidor a acreditar que suas operações são ambientalmente responsáveis, sem que existam medidas concretas, verificáveis e eficazes que justifiquem tais afirmações. Como exemplo dessa conduta, destaca-se a utilização de uma aeronave identificada como "Avião Verde" para reforçar sua imagem sustentável, embora o referido avião não apresentasse diferenciais técnicos ou operacionais que o tornassem efetivamente mais ecológico. O IDEC requer que a GOL Linhas Aéreas responda a um conjunto de perguntas relacionadas à transparência, à natureza jurídica e aos métodos de cálculo e compensação do programa “Meu Voo Compensa”, bem como sobre a destinação dos valores pagos pelos consumidores, e outras ações ambientais divulgadas pela companhia.
Em resposta à Interpelação, a Gol Linhas Aéreas apresentou manifestação na qual nega a prática de greenwashing e sustenta que suas ações de sustentabilidade são transparentes, auditadas e baseadas em metodologias internacionalmente reconhecidas. A companhia destaca que utiliza o GHG Protocol para o cálculo das emissões e adquire créditos de carbono validados pela certificadora internacional Verra, com rastreamento por meio de blockchain. A empresa também informa que publicou relatórios de sustentabilidade auditados pela Ernst & Young, reafirmando seu compromisso com práticas ESG e com a redução de GEE. A Gol argumenta que a compensação de carbono é uma medida voluntária e onerosa por parte dos passageiros, não se tratando de doação, e que suas ações não têm relação com as investigações da Operação Greenwashing, ainda que, por precaução, tenha suspendido a parceria com a empresa Moss, climatech anteriormente responsável pelo programa, estando em fase de contratação de nova parceira. Reitera, por fim, que sua comunicação institucional busca informar, e não enganar, os consumidores, defendendo a legitimidade de suas iniciativas ambientais e requerendo o reconhecimento da regularidade de suas condutas e ausência de violação ao direito ambiental e consumerista.
Polo ativo
Tipo de polo ativo
Polo passivo
Tipo de polo passivo
Principais recursos
Não se aplicaPrincipais normas mobilizadas
Biomas brasileiros
Não se aplicaSetores de emissão de Gases de Efeito Estufa(GEE)
EnergiaStatus
Em Andamento
Abordagem da justiça ambiental e/ou climática
Inexistente
Alinhamento da demanda à proteção climática
Favorável
Abordagem do clima
Questão principal ou uma das questões principais
Tipo de Documento
Contestação
Origem
Gol Linhas Aéreas S/A
Data
03/2025
Breve descrição
A empresa informa que o programa se encontra suspenso, motivo pelo qual requer o reconhecimento da perda de objeto do pedido da interpelante para que cesse eventuais práticas irregulares.
Tipo de Documento
Petição Inicial
Origem
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)
Data
01/2025
Breve descrição
Requer que a Gol preste esclarecimentos sobre o funcionamento do programa "Meu Voo Compensa", incluindo a origem dos créditos de carbono e os critérios utilizados para o cálculo das emissões.